Como abordar clientes que somente querem contato por e-mail ou WhatsApp

No oHub é possível saber qual o canal de contato preferido do comprador.

Incluímos esta pergunta pois algumas vezes percebemos que eles optam por não indicar o telefone como meio de contato preferido por razões como: 

  • Não tem tempo para falar com cada fornecedor
  • Precisar passar as informações para outras pessoas dentro da empresa
  • Por questões de governança corporativa precisa deixar os contatos com fornecedores registrados
  • Simplesmente uma preferência de forma de comunicação

Identificamos que o percentual de empresas que solicitam contato por canais que não sejam telefone tem subido de forma constante. E apesar de não ser um crescimento super acelerado, vemos isto como algo cada vez mais comum.

O contato telefônico e pessoal vai morrer? Não estamos afirmando isto, mas identificamos que existe uma tendência de crescimento por canais que não necessitam uma interação ao vivo, pelo menos em um primeiro momento em que as empresas estão se conhecendo.

Recomendamos que as empresas busquem se adaptar a este perfil de mercado para não perder competitivdade para empresas novas que estão surgindo que já são nativas digitais e tem seus processos, inclusive comercial, bastante baseados em tecnologia.

Caso o telefone não tenha sido indicado como meio de contato preferido, faça a abordagem pelo(s) outro(s) canal(is) indicado(s), enviando conteúdos como:

  • Apresentação de sua empresa seja por folders digitais ou vídeos
  • Fotos e cases de clientes
  • Destaque do seu principal diferencial competitvo
  • Ferramentas em seu site para comparação dos serviços ou simulação de valores

São informações que possam ajudar o cliente a identificar que você é um bom potencial parceiro e partir para a próxima etapa, seja um bate papo telefônico, reunião por vídeo ou até mesmo presencial.

Esteja sempre a disposição para interagir no canal preferido dele, mas sugira também o canal que você achar mais adequado.

Mas caso sua empresa não tenha interesse em iniciar contatos comerciais desta forma, como a informação sobre o canal de contato é informada antes de você responder um pedido de orçamento, basta não respondê-lo.

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